Outro dia, à noite, um pouco antes das dez. Estava parado em frente a uma pizzaria, esperando duas passageiras que tinham solicitado corrida com duas paradas. Entraram com um “boa noite” bem curto e seguiram na conversa delas. Calado estava e calado permaneci. Mas sempre atento.
Julguei que ambas deveriam ter, no máximo, uns vinte anos. Estavam animadas, falavam sobre o trabalho.
— A gente fez um levantamento e descobriu que todo mundo na empresa já passou por uma empresa júnior! Isso é tão legal! — disse uma.
— Miga, lá é muito legal mesmo. A Valentina do recrutamento é mara! Extremamente detalhista.
— Eu adoro a Veee. Ela sabe o que faz. Outra pessoa que gosto muito é o Enzo. Ele é o mais inteligente da empresa. Miga, acredita que tem um velho de uns 50 anos que vive pedindo ajuda pra ele? O Enzo vive atendendo esse velho! Ele é o head do sistema. Sabe de tudo! Tudo mesmo!
Dei uma leve risada por dentro. Por fora, mantive o silêncio profissional. Não queria prestar atenção. Mas não tive opção. Estava ali, absorvendo tudo entre semáforos e esquinas.
Confesso que fiquei pensando nesse “velho de 50 anos” que vive pedindo ajuda ao Enzo, o sabichão do sistema. Passou pela minha mente — com um toque de humor, é claro… Qual a idade do Enzo? Será que ele nunca recorreu ao Stack Overflow? E o “velho de 50 anos”? Quem seria ele? Diretor, CEO ou um simples analista? Será que, nessa empresa, existe mesmo um choque de gerações?
Não sei, viu… Só sei que, enquanto elas seguiam exaltando a cultura da startup, os líderes jovens, os apelidos carinhosos… tudo me lembrou a criadora de conteúdo Jéssica Diniz, aquela que faz a Ameinnnda e retrata tão bem o universo corporativo. Até imaginei as falas das amigas na voz da Jéssica.
A conversa terminou quando deixei uma delas. A outra seguiu no banco de trás, quieta, mexendo no celular.
E eu fiquei ali, dirigindo e pensando: talvez não seja só sobre saber tudo — ou muito pouco — de um sistema.
Talvez a chave mesmo esteja em saber navegar (com humildade) entre sistemas, pessoas, e idades.
0 comentários:
Postar um comentário