Os territórios do (a) homoerotismo/homossexualidade no município de Uberaba (MG)


Entender a homossexualidade e os sujeitos. Dois pontos que nortearam o primeiro passo para construção do meu Trabalho de Conclusão de Curso, “Os territórios do (a) homoerotismo/homossexualidade no município de Uberaba (MG)”, dentro da ciência geográfica. Com quase dois anos de muita leitura e pesquisa, cheguei ao final de uma etapa. Digo isso, pois concluí o projeto e ainda ficaram muitas inquietações. Perguntas, das quais avalio, que ainda necessitam ser respondidas.

Link para download

O foco é o município de Uberaba, mas a discussão no primeiro capítulo apresenta os esclarecimentos sobre o homoerotismo/homossexualidade, ou seja, uma relação entre os dois termos (homoerótico e homossexualidade).  Além disso, é abordado, o papel da Igreja e do Estado, a importância da militância e dos movimentos sociais, a formação da cultura e identidade homossexual e alguns estigmas sociais, dentre eles a homossexualidade e o HIV/Aids.

No segundo capitulo é discutido o conceito de espaço geográfico e território, o qual é concebido a partir das relações sociais. Foi utilizado a contextualização do espaço urbano (Uberaba), paisagem e o território para que, assim, fosse possível compreender a apropriação e a formação territorial, a partir dos pontos relativos a sexualidade.

Na terceira e última parte do trabalho, é proposto a identificação, reflexão e análise de como os homoeróticos/homossexuais se constroem com o espaço. Desta maneira, é abordado os espaços de socialização que os sujeitos utilizam, compreendendo se estes espaços se configuram como territórios, como síntese da apropriação espacial, por parte de um grupo específico.

Agradeço a todos que participaram da pesquisa e dos amigos que me suportaram durante as discussões sobre o tema. 

0 comentários:

Postar um comentário