Igreja de Santa Rosa de Lima |
Neste final de semana, estive na comunidade rural de Santa Rosa de Lima, onde aconteceu a tradicional festa para a santa e para São Cristóvão. Junto com a quermesse, ocorreu também o baile (forró), leilões, bingos e a missa. Entretanto, no domingo (26), foi muito especial. Após o ato litúrgico, os participantes percorreram o entorno da igreja, em procissão. Neste dia, registrei algumas imagens, das quais eu gostei muito...
A igreja estava muito bonita. Fiquei sabendo que há pouco tempo, ela passou por uma reforma. Os andadores dos santos – não sei se este é termo – também estavam decorados. Muitas flores, nos pés das imagens dos santos e no interior da igreja. Enquanto estava registrando algumas imagens no interior, uma senhora, que estava senta com uma mulher mais nova, disse que neste ano a igreja estava muito bonita. Em pensamento, eu concordava com ela.
Neste ano, completou a minha quarta edição de festa. Em todas às vezes, sempre reparo na simplicidade e devoção das pessoas. Mas, em 2012, uma coisa foi diferente... Ano de eleição sempre leva os candidatos e políticos para festas populares... Não vou comentar muita coisa sobre... Mas eles poderiam freqüentar sempre... É chato ver o interesse apenas no ano em que ocorrem as eleições.
Durante a missa a céu aberto, especificamente na hora de cumprimentar os fiéis (na paz de Cristo), o padre falou em alto e bom som: “Para não quebrar o clima litúrgico, cumprimentam os irmãos que estão a sua esquerda e na direita”. Um dos políticos saiu beijando e abraçando quase a festa inteira. Se voto fosse somente pelo comprimento ou pelo um oi... Um senhor comentava com outro... “Eles poderiam estar mais presentes nestas festas e fora do calendário eleitoral. Depois que eles se elegerem, nem aqui voltam”.
Quando morava nas proximidades da Feira da Abadia, no ano de eleição, chovia candidatos. Logo quando encerrou o processo... No domingo seguinte, pergunta quantos que foram... Mas no meio desta situação, encontrei uma candidata. Simpatizo com ela. Acho autentica. É como falei... não vou estender o comentário... é complicado...
Interessante, a Santa Rosa de Lima foi à primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina.
Outras imagens...
0 comentários:
Postar um comentário