Festa de Santa Rosa de Lima

Santa Rosa, Uberaba
Igreja de Santa Rosa de Lima

Neste final de semana, estive na comunidade rural de Santa Rosa de Lima, onde aconteceu a tradicional festa para a santa e para São Cristóvão. Junto com a quermesse, ocorreu também o baile (forró), leilões, bingos e a missa. Entretanto, no domingo (26), foi muito especial. Após o ato litúrgico, os participantes percorreram o entorno da igreja, em procissão. Neste dia, registrei algumas imagens, das quais eu gostei muito...


A igreja estava muito bonita. Fiquei sabendo que há pouco tempo, ela passou por uma reforma. Os andadores dos santos – não sei se este é termo – também estavam decorados. Muitas flores, nos pés das imagens dos santos e no interior da igreja. Enquanto estava registrando algumas imagens no interior, uma senhora, que estava senta com uma mulher mais nova, disse que neste ano a igreja estava muito bonita. Em pensamento, eu concordava com ela.

Santa Rosa, Uberaba
Neste ano, completou a minha quarta edição de festa. Em todas às vezes, sempre reparo na simplicidade e devoção das pessoas. Mas, em 2012, uma coisa foi diferente... Ano de eleição sempre leva os candidatos e políticos para festas populares... Não vou comentar muita coisa sobre... Mas eles poderiam freqüentar sempre... É chato ver o interesse apenas no ano em que ocorrem as eleições.

Durante a missa a céu aberto, especificamente na hora de cumprimentar os fiéis (na paz de Cristo), o padre falou em alto e bom som: “Para não quebrar o clima litúrgico, cumprimentam os irmãos que estão a sua esquerda e na direita”. Um dos políticos saiu beijando e abraçando quase a festa inteira. Se voto fosse somente pelo comprimento ou pelo um oi... Um senhor comentava com outro... “Eles poderiam estar mais presentes nestas festas e fora do calendário eleitoral. Depois que eles se elegerem, nem aqui voltam”.

Santa Rosa, Uberaba
Quando morava nas proximidades da Feira da Abadia, no ano de eleição, chovia candidatos. Logo quando encerrou o processo... No domingo seguinte, pergunta quantos que foram... Mas no meio desta situação, encontrei uma candidata. Simpatizo com ela. Acho autentica. É como falei... não vou estender o comentário... é complicado...

Interessante, a Santa Rosa de Lima foi à primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina.


Outras imagens...
Santa Rosa, Uberaba

Santa Rosa, Uberaba


Santa Rosa, Uberaba

Santa Rosa, Uberaba



0 comentários:

Postar um comentário